quarta-feira, 6 de agosto de 2008

JUSTIFICATICA COM ENFOQUE, EM PRODUÇÃO TEXTUAL

A produção de textos orais e escritos é compreendida como uma comunicação decorrente de diferentes situações interlocutivas, medida pela necessidade pragmática: A quem o texto se dirige? Com qual objetivo? Que forma deverá tomar em relação ao objetivo e ao leitor pretendido? Onde circular? Em qual suporte?
Tal produção deve ser significativa, sobre tudo na relação ensino-aprendizagem, é fundamental discutir a adequação da linguagem em função do interlocutor, do gênero e do suporte.
O educando não tem os mesmos conhecimentos do professor, mas tem os seus conhecimentos importantíssimos no processo de produção textual, é com base nos conhecimentos, nas experiências que relatamos o que sentimos e pensamos, e é por esse caminho que levaremos o aluno a refletir sobre a linguagem.
A produção deve ser contínua, independente da faixa etária, iniciando com a composição do texto oral.
Com a invasão das novas tecnologias no mundo da educação, alguns professores sentem-se defasados, em relação aos métodos, pois os alunos estão cada vez mais envolvidos com a internet, os chats, CD-ROM.
Diante de todo avanço que as ciências e as tecnologias trouxeram, cabe ao professor se adaptar e tirar proveito de toda essa novidade para produzir na sala de aula, um ambiente de aprendizagem mais agradável, mais eficaz e muito estimulante.
Neste contexto, faz-se necessário o reconhecimento de que as tecnologias digitais exigem novas habilidades, pois os avanços lançam novos desafios educacionais no sentido de que alunos e educadores devem ter maior familiaridade com os novos recursos, visto que é de suma relevância o uso das TIC na educação.
Entretanto, faz-se necessário preparar o aluno para compreendê-lo e ter uma visão crítica desses meios de vincular informações as quais não devem ser usadas de modo meramente funcional ou instrumental, nesse caso torna-se fundamental uma concepção coerente e rigorosa das tecnologias para que compreenda como a informação é produzida, disseminada, consumida e como ela adquire significado.
As redes de comunicação permitem o processo de distribuição em tempo real, possibilitando o aparecimento do tele-trabalho, está conectado a escola. A internet continua sendo uma rede utilizada a escola. A internet continua sendo uma rede utilizada para pesquisar no mundo inteiro.
Com a mediação do professor as informações veiculadas pela mídia sejam interpretes, ressignificadas e possivelmente, representadas em outras situações de aprendizagem, que possibilitem ao aluno transformar as informações em conhecimentos.
Diante dos fatos, o presente documentário utiliza uma abordagem exploratória por meio da qual busca-se articular entre as crenças sobre a produção textual, hipertexto e a TIC, com suas devidas aplicações em sala de aula, tendo como objetivo apresentar propósitos a partir de uma perspectiva sobre as contradições entre o dizer e o fazer do professor na utilização das TIC.
Escolhemos essa temática, a produção textual, hipertexto e as TIC por acreditarmos que é o mais prático e próximo da nossa realidade. Iniciamos nossa vida escolar produzindo texto ainda que não escrito apenas com desenho dando a importância de construção do texto para que desde o começo assimilássemos como produzir um, mediante as fábulas ainda no ensino fundamental I aprender a entender as entrelinhas o que o autor realmente quis nos falar e hoje se faz necessário a inovação às novas formas de ensinar: As tecnologias da formação e comunicação.

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